Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Pra-ler: Os julgamentos de Nuremberg

Colunas / 11.10.17

Não é fácil ler qualquer livro referente à Segunda Guerra Mundial, pois todos os relatos mostram o quanto o ser humano pode ser irracional e cruel. Mas, para mim, temos que ler muito sobre a segunda guerra mundial para que todas as atrocidades não sejam esquecidas, repetidas e para que, como bem diz o livro, os nazistas não assumam um status mítico nas mentes daqueles que não passaram os horrores dos campos de concentração.

“Os Julgamentos de Nuremberg” é um desses livros, um relato dos julgamentos dos nazistas que ajudaram Hitler a cometer tantos crimes contra a humanidade, em uma guerra que deixou 64 milhões de vítimas. É interessante ver que a maioria das pessoas envolvidas eram pessoas comuns, como eu e você, mas que não tinham qualquer compaixão ou consciência. E mais: a própria nação negava tudo que acontecia, como há, até hoje, pessoas que acreditam que não houve as barbaridades escassamente comprovadas.

Além de contar detalhes sobre os julgamentos, o livro também escaneia a personalidade daqueles que eram mão direita de Hitler. Conta como eles se comportaram, seus anseios e até a esperança de sair impune. Uma curiosidade interessante: os sete princípios que guiaram os julgamentos de Nuremberg fundaram o modelo de justiça penal internacional.

História pura! E, infelizmente, atual.

____________

A coluna Artes mostra o que você não pode perder de vista e sugere para onde você pode voltar a sua atenção. Essa curadoria irá aproximar você dos conteúdos que acreditamos que você pode gostar.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK