Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Pra que pular etapas na dieta?

Colunas / 09.10.17

Assim que você começa a seguir uma nova dieta ou uma celebridade do mundo fitness, é inevitável ficar empolgado e fazer tudo certo. Comprar suplementos, malhar todos os dias, comer até menos do que o nutricionista passou. Tudo para que o resultado apareça com mais rapidez.

Passa dias, passa semanas. Você sobe na balança e… tudo continua igual.

É nesse momento que o desestimulo chega e comparações também. Ué, mas por que você não toma leite e na minha dieta tem leite? Mas você faz dois tipos de exercício por dia? Eu tomo chá enlatado, não pode?! Você come muito menos carboidrato do que eu, é por isso que não tenho resultados.

Infelizmente, “dieta” é igual à vida: cada pessoa vive a sua fase e não é possível pular etapas. Não dá para comparar o seu capítulo 1 com o capítulo 10 do amiguinho.

Quando saímos de um estilo de vida no qual não há qualquer preocupação para um estilo de vida feito para melhorar a nossa alimentação, é normal ter um delay. Não espere perder os 5kg que você acumulou em 10 anos em um mês de foco. Não espere abandonar o seu chocolate facilmente quando comer ele era “normal” para você.

Lembro de um acontecimento que exemplifica bastante isso.  Na minha primeira dieta eu podia tomar chá Feel Good depois do almoço. Quando uma amiga minha viu isso, comentou logo: “Isso é igual a um refrigerante!”. Será? Confiei na minha nutricionista e foi o chá Feel Good que introduziu os chás na minha vida. Depois dele, passei a tomar chá de hibisco e chá de gengibre, coisas que meu paladar estranhava muito, com muita facilidade. Passei até a gostar deles. Hoje não tomo mais chá Feel Good, que é sim industrializado, mas está longe de ser uma Coca-Cola. Morri por isso? Não. Engordei? Não.

Assim que você começa um novo estilo de vida, o primeiro passo é organizar a casa. Seu paladar demora a acostumar, seu corpo a perceber o que está acontecendo e os resultados também caminham a passos lentos. Isso tudo é normal e não significa que você não está no caminho certo.

Antes de se martirizar por não ter a dieta e os resultados que o outro tem, compare o quanto você já melhorou, o que já mudou. Não pule etapas para não ter que voltar ao início depois. O foco para uma vida saudável é sempre melhorar, mas como bons seres humanos, nunca seremos perfeitos. Mas pode confiar: a mudança já começou.

____________

A coluna Not Fitness, Just Happy problematiza o mundo fitness, questionando padrões e dietas que muitas vezes não levam a uma vida realmente saudável e sim a novas formas de compulsão alimentar. Acreditando que ser saudável não é necessariamente ser magro e sim ser feliz, vamos ajudar que você melhore seus hábitos sem radicalismo.

Share on Facebook9Tweet about this on Twitter

2 respostas para “Pra que pular etapas na dieta?”

  1. Exatamente Babu, acho que a maior frustração das pessoas é não ver os resultados chegando tão rápido. É muito mais fácil pensar em quanto já evoluímos, ao invés de quanto falta para “chegarmos ao objetivo”. Adorei o texto!
    Beijos

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK