Foto Colunista

POR Bárbara Hellen

Sua dieta é pra ser magro ou saudável?

Colunas / 02.10.17

Toda semana encaramos uma restrição diferente no mundo fitness. Hoje é melhor óleo de coco, amanhã traz o azeite de volta. Ontem tínhamos que cortar o carboidrato, mas agora já é hora de cortar o glúten. Ficar sem leite é regra, mas melhor ainda é ficar sem açúcar… Tudo isso com um propósito: o corpo ideal, parecido com todas aquelas pessoas que seguimos nas redes sociais.

Paralelo a isso, mais e mais pessoas aparentemente saudáveis ficam doentes sem muita explicação. O que nos faz questionar: o que tem dentro da proteína isolada que você come todos os dias? O que tem também naquela barra de chocolate deliciosa? E o seu frango, quantos remédios ele tomou antes de chegar ao seu prato? O que temos comido durante todos esses anos que pode facilitar o câncer e outras tantas doenças?

Para responder todas as perguntas, precisamos pensar. Mais do que no estético (que tem seu valor sim, não serei hipócrita), mas principalmente na saúde. No que estamos botando dentro do nosso corpo que tem feito tantas pessoas ficarem doentes, com alergias e intolerâncias, cada vez mais cedo.

A verdade é que quanto mais informações temos e mais conscientes somos, mais nossos hábitos são modificados sem tanta dificuldade e sem tanto fanatismo e radicalismo. Nunca fui fã de dietas radicais por crer que a vida é um todo, e é também preenchida por momentos livres, nos quais não haja amarras e você possa comer o que bem entender.

Mas será que não é possível achar equilíbrio? Conhecer pra poder escolher melhor? Ou, no mínimo, escolher ciente das consequências? Sei que vivemos em um mundo chato, cheio de padrões inalcançáveis e que até a alimentação perfeita torna-se um peso quando nos é imposta. Com tanta gente no mundo sem alimentação nenhuma, como desqualificar alimentos? Acredito que é possível melhorar sem abandonar tudo que gostamos. E não há outro caminho: precisamos nos informar cada vez mais sobre o que está a nossa volta para que, nadando contra a correnteza, estejamos, de fato, no caminho certo.

____________

A coluna Not Fitness, Just Happy problematiza o mundo fitness, questionando padrões e dietas que muitas vezes não levam a uma vida realmente saudável e sim a novas formas de compulsão alimentar. Acreditando que ser saudável não é necessariamente ser magro e sim ser feliz, vamos ajudar que você melhore seus hábitos sem radicalismo.

 

Share on Facebook25Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

*

ARQUIVOS

BH NO INSTAGRAM

FOLLOW @BARBARAHELLEN

BH NO FACEBOOK